De 28 de fevereiro a 17 de março acontecerá, no Conjunto Nacional, a 3ª Velocult – Semana Cultural da Velocidade, idealizada pelo designer Paulo Soláriz para homenagear o automobilismo brasileiro e as figuras que fizeram a história deste esporte que emociona nosso povo há décadas.
Carretera nº 18 de Camilo Cristópharo - Década de 50 (foto: Silvia Linhares) |
Mas, segundo Soláriz, o destaque da edição deste ano é a homenagem feita pela CBA a ex-pilotos, jornalistas e nomes que fizeram a história do automobilismo no Brasil. Após ser vista por mais de 40 mil pessoas por dia em 2011, a 3ª Semana Cultural da Velocidade deve receber neste ano mais de 1 milhão de pessoas durante os 20 dias da exposição. O sucesso da edição passada fez com que a Secretaria da Cultura do Município de São Paulo abrisse um requerimento para a inclusão da Velocult no calendário cultural oficial da cidade em 2012, já que a exposição é o 4º evento mais visitado da cidade. A curadoria da exposição desta vez ficará a cargo de Bird Clemente, ex-piloto das décadas de 50 e 60 e um dos precursores do automobilismo brasileiro, e Paulo Gomes, ex-piloto 4 vezes campeão da Stock Car.
Os visitantes terão a oportunidade de ver de perto a legendária Carreteira nº 18 de Camilo Cristópharo, construída nos anos 50; o Willys Interlagos nº 22 que Bird Clemente “escorregava” pelo autódromo paulistano em 1965; o DKW nº 10 da Equipe Vemag; um Opala Coupé 1975 com motor V8; um Cadillac Allard J2 de 1950; modelo da Fórmula Indy; os carros que Paulo Gomes pilotou quando foi Tetracampeão da Stock Car; um Maserati 1936, antigo sem carroceria; modelos de carros de Turismo, além de outros protótipos “envenenados”, como os da FEI (Fundação Educacional Inaciana).
Carros da Velocult (foto: Silvia Linhares) |
A 3ª Semana Cultural da Velocidade é um evento idealizado pelo designer Paulo Soláriz com apoio da Secretaria da Cultura do Município de São Paulo, Conjunto Nacional, CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e seu presidente Cleyton Pinteiro, Instituto Ayrton Senna e organização “Médicos Sem Fronteiras”.
Fonte: http://bagarai.com.br/automobilismo